Técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb deram início às instalações da estrutura que sustentará os semáforos do cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Aviador Antonio Gomes Meireles. Os “suportes” dos semáforos, também chamados de “colunas e braços projetados”, foram instalados neste domingo (15/05). No decorrer dos próximos dias, o cruzamento será preparado para receber os focos semafóricos, que devem entrar em operação no final do mês de maio.
A empresa municipal licita as peças que compõem os controladores e a montagem dos equipamentos é realizada por técnicos da Emdurb no laboratório da fábrica de placas da gerência de operações viárias. Bauru possui hoje 145 pontos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um.
Os locais determinados para a implantação dos equipamentos são analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguem as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos são minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação.
O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.
Programação para 2011, com equipamentos já licitados:
-Rua Amadeu Sangiovani X Rua Araújo Leite (implantado em 23/01/2011);
-Av Duque de Caxias X Rua Galvão de Castro (implantado em 27/02/2011);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Rio Branco (implantado em 27/03/2011);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador José Barros Silva (implantado em 17/04/2011);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador Antonio Gomes Meireles (maio);
-Rua João Abo Arrage X Rua Antonio Alves (junho);
Assessoria de Comunicação – Emdurb
16/05/2011