terça-feira, 11 de maio de 2010

A Gerencia de Resíduos Sólidos e Ambiental INFORMA SOBRE DESCARTE DE PNEUS EM BAURU.




A gerente Flávia Souza de Resíduos Sólidos e Ambiental da EMDURB alerta que o local correto de descarte de PNEUS é no aterro evitando a proliferação da dengue uma vez que no aterro, a Vigilância Sanitária realiza nebulizações com veneno. Para o descarte é necessário agendamento após cadastro. Se possuir cadastro, deve sempre ligar agendando data e horário com o Sr. Nivaldo na DLP (14) 3232-8449. Em caso de cadastro é solicitado o nome do responsável, nome da empresa (borracharia), endereço, telefone de contato, número de pneus a serem descartados em média (para um planejamento de retirada do aterro). Estamos distribuindo uma cartilha elaborada pela RECICLANIP que e entregue em mãos, nos eventos para os visitantes do aterro, e as empresas cadastradas.
O que é e como funciona a Reciclanip?
A Reciclanip é uma entidade cujo objetivo é coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem. Ela foi criada em 2007 para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos. As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus.
A Reciclanip compra ou vende pneus inservíveis?
Não. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos, por isso não compra e não vende pneus. Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração: enquanto essas empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus em seus países, no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.
Depois que a Reciclanip coleta um pneu, para onde ele vai?
Após coletado, o pneu vai para trituração e pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas. Hoje, grande parte dos pneus coletados vai para combustível alternativo usado para as cimenteiras, que recebem um pagamento da Reciclanip para usar o material e, com isso, dar uma destinação adequada. Para que seja ambientalmente correta, a queima deste material nas cimenteiras é cerca de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais, por exemplo.

GERENCIA AMBIENTAL INFORMA AGENDAMENTO DE VISITAS AO ATERRO.



A EMDURB recebe agendamento de escolas, universidades e empresas para visita no aterro com acompanhamento de um funcionário da EMDURB que explica todos os procedimentos e serviços realizados.
Basta enviar um e-mail para ambiental@emdurb.com.br ou ligar no telefone (14) 3232-8449 e falar na área ambiental para o agendamento.
As informações necessárias para o agendamento são a data da visita, horário, quantidade de visitantes e nome do responsável.
Recomendamos o uso de calças compridas e sapato fechado na visita.