sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semáforo no cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Aviador José de Barros Silva entra em operação no próximo domingo, 17/04


Entrará em operação no próximo domingo, 17/04, o semáforo do cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Aviador José de Barros Silva. O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso. No decorrer desta semana, técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb trabalharam na preparação do local para receber o equipamento. Foi realizado o serviço de implantação dos suportes, instalação elétrica, bem como implantação de nova sinalização viária.
Além da rua Aviador José de Barros Silva, a rua Aviador Antonio Gomes Meireles também receberá semáforo, previsto para o mês de maio. Estes dois cruzamentos foram apontados para receberem semáforos por formarem um binário (uma rua vai e a outra rua vem) e fazerem a ligação com o núcleo habitacional do Jardim América. A implantação do semáforo nos referidos cruzamentos é continuação do plano de melhorias do sistema viário do Jardim Europa/Jardim América. Em 2010, aquela região passou por modificações como as implantações de mão única nas ruas perpendiculares à avenida Nossa Senhora de Fátima e formações de binários. A rua Aviador José de Barros Silva tem sentido de direção da avenida Getúlio Vargas para a rua Aviador Edu Chaves. A rua Aviador Antonio Gomes Meireles tem sentido de direção da rua aviador Edu Chaves para a avenida Getúlio Vargas.
Desde outubro de 2010, a Emdurb vem obedecendo uma programação de implantação de 01 (um) semáforo por mês. Com a implantação do equipamento no referido cruzamento, a cidade passará a contar com 145 cruzamentos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um.
Os locais determinados para a implantação dos equipamentos são analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguem as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos são minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.
Quanto ao critério “Volumes Veiculares Mínimos” a pesquisa de contagem de veículos é feita por funcionários da Emdurb, num período de doze horas, sendo, geralmente, das 7 às 19h. Daí é selecionada as oito horas de maior fluxo e efetuada a média dessas oito horas, onde na via principal o resultado tem que ser maior de (600) seiscentos veículos por hora, e na via secundária o resultado tem que ser maior de (200) duzentos veículos por hora, quando as duas vias possuírem 2 faixas de rolamento ou mais, por exemplo. Se o cruzamento apresentar resultado igual ou superior ao volume indicado, cabe a implantação de semáforo.

Programação para 2011:
-Rua Araújo Leite X Rua Amadeu Sangiovani, implantado em 23/01;
-Avenida Duque de Caxias X Rua Galvão de Castro, implantado em 27/02;
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Rio Branco (implantado em 27/03);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador José Barros Silva (início de operação em 17/04);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador Antonio Gomes Meireles (previsto para Maio);
-Rua João Abo Arrage X Rua Antonio Alves (previsto para Junho);
-Alameda Octavio Pinheiro Brisolla X Rua Joaquim da Silva Martha (previsto para Julho);
-Alameda Octavio Pinheiro Brisolla X Rua Capitão Gomes Duarte (previsto para Agosto).

Assessoria de Comunicação – Emdurb
15/04/2011

EMDURB informa sobre operação de radar estático

A EMDURB informa os locais onde o radar estático estará operando no período de 18 a 20 de abril de 2011.

18/04 - avenida Octávio Pinheiro Brisolla;
19/04 - avenida Elias Miguel Maluf;
20/04 - avenida Marcos de Paula Raphael;

Assessoria de Comunicação – Emdurb
15/04/2011