segunda-feira, 17 de maio de 2010

CETESB indefere pedido de CADRI para retirada de chorume do aterro sanitário.




CETESB indefere pedido de CADRI para retirada de chorume do aterro sanitário.

A EMDURB foi comunicada pela Cetesb, via e-mail, no dia de hoje, 17/05, que o pedido do CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) foi indeferido. Trata-se de uma licença (cadri) para que a empresa Monte Azul, vencedora da licitação, pudesse retirar, transportar e destinar o chorume do aterro sanitário até a Estação de Tratamento de Efluentes na cidade de Araraquara.

O CADRI foi solicitado junto à CETESB pela empresa Monte Azul no dia 16 de abril e a CETESB se manifestou desfavoravelmente ao pedido de licença pelo fato da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) de Araraquara estar passando por processo de reformas.

Amanhã, 18/05, a Empresa Monte Azul estará em Bauru para dar vistas ao processo na sede da CETESB e seguir com as providências cabíveis para a solução da questão das lagoas do chorume do aterro Sanitário de Bauru. A EMDURB, como gerenciadora do contrato, se fará representada pela gerente de resíduos sólidos e ambiental da empresa municipal, Flávia Souza.

EMDURB informa sobre operação de radar estático.




EMDURB informa sobre operação de radar estático.

A EMDURB informa os locais onde o radar estático estará operando no período de 17 a 22 de maio.

Dia 17/05 – Avenida Rodrigues Alves;

Dia 18/05 – Avenida Duque de Caxias;

Dia 19/05 – Avenida Nações Unidas;

Dia 20/05 – Avenida Nações Unidas;

Dia 21/05 – Avenida Duque de Caxias;

Dia 22/05 – Avenida Rosa Malandrino Mondelli.

Técnicos da empresa municipal pedem atenção aos motoristas e que os mesmos trafeguem dentro da velocidade permitida.

EMDURB VISITA A ETEC PARA CONHECER BIODIGESTOR .





EMDURB INFORMA dia 13 passado, o presidente da EMDURB Sr. Nico Mondelli, o diretor da Limpeza Pública Sr. Ewerton e a Gerente de Resíduos Sólidos e Ambiental Sra. Flávia, foram gentilmente recebidos pelo Diretor da ETEC de Cabrália Paulista, o Prof. Dr. Sr. Lourenço Magnnoni Junior para conhecerem o projeto do biodigestor instalado na Escola Técnica Astor de Mattos Carvalho a fim de agregarem novas tecnologias aos projetos na área ambiental de Bauru.

O aparelho produz, diariamente, pelo menos 13 metros cúbicos de biogás e seis de biofertilizante.

O biodigestorutilizado em saneamento básico tem a produção de bioenergia e biofertilizante.

O projeto, pioneiro no Brasil, é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as empresas Firestone Building Products Latin America e Ecosys (representante da Firestone em Bauru) e a prefeitura de Cabrália.

O biodigestor anaeróbio é do tipo tubular. Tem 50 metros de comprimento por quatro de largura e 250 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de líquidos, o suficiente para produzir, diariamente, pelo menos 13 metros cúbicos de biogás e seis metros cúbicos de biofertilizante. A tecnologia foi desenvolvida com a proposta de realizar o tratamento básico de resíduos orgânicos numa pequena comunidade rural e, assim, promover a sua sustentabilidade social, econômica e ambiental.

A Etec dispõe de condições ideais para a realização desses experimentos, considerando a centena de alunos que moram em regime de semi-internato e uma granja com 50 suínos. Todo o esgoto orgânico gerado está sendo tratado no sistema biodigestor instalado. O biogás é utilizado para abastecer fogões de cozinha, aquecimento de granjas, motor e gerador elétrico. E o biofertilizante para adubar a produção de produtos agrícolas. Foram investidos aproximadamente R$ 530 mil na nova tecnologia. A EMDURB acredita na tecnologia Nacional para dar soluções as demandas da área ambiental de Bauru.