quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Emdurb responde ao programa Atualidades



Emdurb responde ao programa Atualidades 94 FM .

Alameda das Tulipas:
Em relação a solicitação dos moradores do Parque Vista Alegre que pedem proibição de estacionamento no quarteirão 03 da Alameda das Tulipas, a Emdurb informa que tem conhecimento do fato e que já existe projeto de proibição de estacionamento na referida quadra e que provavelmente deverá ser implantado no mês de novembro.

Rua Campos Sales:
Em relação a solicitação da ouvinte Maria Rosa, da Vila falcão, que reclama de movimento intenso no quarteirão 01 da rua Campos Sales, a Emdurb informa que conhece o problema e que analisará uma forma de coibir o excesso de velocidade registrado pelos motoristas nesta localidade.
A Emdurb informa aos munícipes que, solicitações de serviços que competem à empresa municipal podem ser encaminhados ao e-mail: emdurb@emdurb.com.br
As notícias referentes a Emdurb também podem ser acessadas através do blog www.emdurb.blogspot.com

Assessoria de Comunicação – Emdurb
13/10/2010

Programação da Semana Nacional de Trânsito




Emdurb informa sobre programação da Semana Nacional de Trânsito

Dando continuidade às atividades da Semana Nacional de Trânsito, a EMDURB informa que nesta quarta-feira (13/10), às 19h, haverá palestra sobre Direção Segura para Jovens, a ser realizada na UNIP – Universidade Paulista. A palestra será ministrada pelo Perito Criminal e Especialista em Acidentes de Trânsito, Engº Erasmo Magalhães, da empresa AD Corretora de Seguros.
         A EMDURB informa ainda que realizará no dia 17/10 (domingo), às 9h30, com saída da Praça da Copaíba, na avenida Getúlio Vargas, o Passeio Ciclístico de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, em conjunto com o Passeio Ciclístico da Primavera promovido pela “Crescione Marketing e Consultoria”.
         Para participar, os interessados poderão fazer a inscrição doando 02 (dois) kg de alimento não perecível (menos sal). Os alimentos arrecadados serão entregues para Instituições de Caridade. Os primeiros mil participantes ganharão uma garrafinha de água (squeeze) fornecida pela AD Corretora de Seguros, uma das parceiras da Semana Nacional de Trânsito. A CART–Concessionária Auto Raposo Tavares disponibilizará uma viatura de Resgate para acompanhar o evento. No final do passeio haverá sorteio de bicicletas.
         As inscrições poderão ser feitas antecipadamente nos seguintes endereços:
-Jornal Bom Dia, rua Treze de Maio, quarteirão 07;
-Bike & Cia, rua Boa Esperança, quarteirão 08;
-Ciclo Rode bem, avenida Rodrigues Alves, quarteirão 31;
-Bike Sport, avenida castelo Branco, quarteirão 02;
-Dê Bike, avenida Comendador José da Silva Martha, quarteirão 01.
         Quem desejar se inscrever no dia do passeio deverá chegar ao local com meia hora de antecedência, ou seja, às 9h.
O trajeto será feito da seguinte forma: Saindo da Praça Copaíba/avenida Getúlio Vargas/Praça Portugal/avenida Comendador José da Silva Martha/avenida Nossa Senhora de Fátima/avenida Getúlio Vargas, voltando até a árvore Copaíba.
A realização do Passeio Ciclístico é da EMDURB, Crescione Marketing e Consultoria, Polícia Militar, CART, AD Corretora de Seguros e Jornal Bom Dia. A realização da Semana Nacional de Trânsito em Bauru é da EMDURB, Polícia Militar, Polícia Civil–5ª Ciretran, com parcerias, neste ano, da Transurb, Sest/Senat, Expresso de Prata, Brambilla, Servimed, AD Corretora de Seguros, Crescione Marketing e Consultoria, CART, IesbPreve, USC, UNIP e Disbauto.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
13/10/2010

Emdurb inicia implantação de semáforo no cruzamento da rua Treze de Maio com avenida Comendador José da Silva Martha





Emdurb inicia implantação de semáforo no cruzamento da rua Treze de Maio com avenida Comendador José da Silva Martha

Técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb deram início às instalações da estrutura que sustentará os semáforos do cruzamento da rua Treze de Maio com avenida Comendador José da Silva Martha. Este será o primeiro dos três cruzamentos que serão contemplados com semáforos que serão implantados na cidade ainda em 2010.
Através de Processo Licitatório, realizado em 17/06/2010, na modalidade Pregão Presencial Sistema Registro de Preços, para aquisição de “Controladores Eletrônicos de Tráfego, Braços e Colunas e Grupos Focais”, a empresa municipal adquiriu um lote com 25 (vinte e cinco) unidades dos itens “Grupos Focais”, para compor 08 (oito) cruzamentos com semáforos. O pregão aconteceu nas dependências da Emdurb, onde três empresas participaram do certame. O investimento total será de R$ 181,481,00, recurso previsto da dotação orçamentária de 2009, com receita da própria empresa.
A entrega dos equipamentos acontecerá de forma programada, de acordo com emissão de ordem de serviço da Diretoria de Sistema Viário e Transportes. Até o final do ano, serão instalados semáforos em 03 (três) cruzamentos. Mais 05 (cinco) cruzamentos estão previstos para o primeiro semestre de 2011, quando for entregue a segunda remessa do material solicitado. A empresa municipal licita as peças que compõem os controladores e a montagem dos equipamentos é realizada por técnicos da Emdurb no laboratório da fábrica de placas da gerência de operações viárias. Bauru possui hoje 137 pontos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um.
O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.
Os locais determinados para a implantação dos equipamentos deste lote de 2010, foram analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguiram as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos foram minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação.
O cruzamento da avenida Comendador José da Silva Martha com a rua Treze de Maio será o primeiro local a receber o equipamento. Os “suportes” dos semáforos, também chamados de “colunas e braços projetados”, foram instalados neste último domingo (10/10). Nesta semana, o cruzamento será preparado para receber os focos semafóricos, que devem entrar em operação no próximo dia 23/10.

Projeto viário do cruzamento da rua Treze de Maio com avenida Comendador José da Silva Martha:
Com a implantação do semáforo no cruzamento da rua Treze de Maio com a avenida Comendador José da Silva Martha, algumas intervenções ocorrerão nas imediações deste cruzamento, sendo:
Proibição de conversão à esquerda na rua Treze de Maio: Quem estiver trafegando pela Comendador Martha, sentido bairro-centro, não poderá mais fazer a conversão à esquerda na rua Treze de Maio e nem o retorno. Os motoristas deverão fazer a alça de acesso pela avenida Nossa Senhora de Fátima/rua Laércio Bastos Pereira e adentrar na rua Treze de Maio;
Implantação de mão única de direção no quarteirão 01 da avenida Nossa Senhora de Fátima: O quarteirão 01 da avenida Nossa Senhora de Fátima passará a ter mão única de direção, com sentido avenida Comendador José da Silva Martha para a rua Laércio Bastos Pereira. O motorista que segue pela rua Virgílio Malta poderá acessar a avenida Comendador José da Silva Martha, bem como a avenida Nossa Senhora de Fátima.
Acesso à avenida Comendador José da Silva Martha para quem está na avenida Nossa senhora de Fátima: Quem estiver na Nossa Senhora de Fátima e desejar adentrar na Comendador Martha também deverá seguir pela rua Laércio Bastos Pereira/rua Treze de Maio e avenida Comendador Martha. Quem estiver na Comendador Martha, sentido bairro-centro, no cruzamento com a rua Treze de Maio poderá seguir pela Comendador Martha ou pela rua Rubens Pagani.

Os cruzamentos que receberão os equipamentos são:
Até o final de 2010:
1) Av. Comendador José da Silva Martha X Rua Treze de Maio;
2) Rua Rubens Pagani X Rua Rio Branco;
3) Avenida Getúlio Vargas X Ignácio Alexandre Nasralla.
Primeiro semestre de 2011:
4) Rua Amadeu Sangiovani X Rua Araújo Leite;
5) Av Duque de Caxias X Rua Galvão de Castro;
6) Rua Rio Branco X Avenida Nossa Senhora de Fátima;
7) Rua Joaquim da Silva Martha X Al. Octavio Pinheiro Brisolla;
8) Rua Capitão Gomes Duarte X Al. Octavio Pinheiro Brisolla;
Segundo semestre de 2011:
9) Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador José Barros Silva;
10) Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador Antonio Gomes Meireles;
Os semáforos dos cruzamentos da avenida Nossa Senhora de Fátima com Rua Aviador José Barros Silva e com a Rua Aviador Antonio Gomes Meireles são a continuidade das ações de melhorias no sistema viário do Jd. Europa/América. Num primeiro momento, em Maio/2010, as ruas perpendiculares à avenida Nossa Senhora de Fátima receberam mão única de direção. Em 01/10, foi formado o binário nas ruas Dr. Fuas de Mattos Sabino e Moysés Leme da Silva. A implantação dos semáforos é a terceira etapa do projeto de melhorias da fluidez de tráfego da região.

Sobre os Semáforos:
Os controladores eletrônicos de Tráfego (semáforos) que foram adquiridos, possuem as seguintes características:
-Quanto a Programação: permite a programação das fases de forma independente;
-Quanto as Fases: permite controlar até seis fases semafóricas independentes (grupos focais), podendo ser programadas como veiculares ou pedestres, possui recurso de acionamento da fase de pedestre em paralelo com a fase veicular;
-Quanto aos Planos: permite a programação de no mínimo 12 planos de tráfego, mais modo amarelo intermitente. A cada plano pode ser programado um valor para a sua defasagem de entrada, proporcionando sincronismo (onda verde);
-Quanto a Troca de Planos: permite no mínimo 20 trocas de planos em horários pré programados, levando-se em consideração os dias da semana;
-Quanto a Alimentação: 127/220 Vac (+- 20%) e 60Hz, através de chave seletora de tensão;
-Quanto ao Acionamento dos Grupos Focais: permite que seja feito por Triacs (capacidade de controlar correntes alternadas de alta intensidade);
-Quanto a Comunicação: permite que o relógio do controlador principal atualize o relógio dos outros controladores, no máximo a cada dez minutos, de modo que exista um perfeito sincronismo entre eles;
-Quanto ao Sincronismo: permite o sincronismo dos cruzamentos semaforizados através de GPS, sem a utilização de cabos de comunicação;
-Quanto a Proteção: possui fusíveis para entrada da alimentação, fusíveis individuais para cada grupo focal, disjuntor termomagnético para todos os grupos focais;
-Quanto a Segurança: possui dispositivo contra a entrada de verdes conflitantes, independentemente de microprocessador;
-Quanto a Operação: cada controlador eletrônico de tráfego coordena até três interseções semaforizadas, com duas fases cada.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
13/10/2010

Emdurb continua com serviço de sinalização viária de solo em vias que receberam recape asfáltico



Emdurb continua com serviço de sinalização viária de solo em vias que receberam recape asfáltico


A Emdurb, gerenciadora do sistema viário na cidade, continuará com a realização dos serviços de sinalização viária de solo nas vias onde foi realizado o serviço de recape asfáltico. Nesta quarta-feira, a partir das 19h, a Emdurb proibirá estacionamento em algumas vias, para que na quinta-feira (14/10), as mesmas estejam livres para a realização do serviço de pintura de “vagas de estacionamento” e pintura de “faixas de pedestres”, são elas: Rua Padre João, quarteirões 11, 12, 13 e 14, lado par e ímpar. Rua Dr. Anis Dabus, quarteirão 02, lado ímpar e, rua Vivaldo Guimarães, quarteirão 15, lado par.
A empresa municipal pede compreensão aos motoristas e que os mesmos dirijam com cautela até que todos os locais que receberam o recape asfáltico sejam sinalizados adequadamente.


Assessoria de Comunicação – Emdurb
13/10/2010