terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EMDURB e SEMMA realizam podas de árvores


O serviço de poda e supressão de árvores no município é realizado através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru.
À Semma compete a poda e corte das árvores em espaços públicos como praças, canteiros centrais, áreas verdes e calçadas da cidade No entanto, em calçadas, o corte ou substituição, o munícipe deve entrar com pedido no Posto Avançado da Prefeitura no Poupatempo para avaliação e autorização da Secretaria.
Com a autorização, o munícipe deve procurar uma pessoa credenciada na Semma para realizar o serviço. Para as podas de limpeza ou condução, quando é retirado no máximo 30% da copa como um todo, não há necessidade de autorização da Secretaria, mas a mesma deve ser feita por profissionais credenciados para se evitar multas em casos de podas feitas de forma irregular.
Se o munícipe preferir que a poda ou supressão seja realizada pela Prefeitura deve, também, entrar com pedido no Poupatempo e aguardar o atendimento, que devido à grande procura, pode demorar a ser realizado.
A Semma também realiza a coleta dos galhos provenientes das podas. As solicitações devem ser feitas na Divisão de Praças e Áreas Verdes pelo telefone: 3203-5390, assim como denúncias sobre árvores em espaços públicos que necessitem de poda/supressão.
Já a EMDURB, gestora da limpeza pública, possui várias frentes de trabalho para realização de serviços de limpeza da cidade. O serviço de poda de árvores é realizado diariamente por uma equipe composta por 05 funcionários, sendo 4 operadores de motosserra e 01 motorista de caminhão. A equipe está autorizada a fazer a retirada dos galhos secos e também de no máximo 30% dos galhos verdes desde que os mesmos não estejam entrelaçados em meios aos fios elétricos e cabos de rede de telefonia. Neste caso, a poda deverá ser feita pelo Corpo de Bombeiros.
O munícipe que desejar solicitar o serviço de poda para a Emdurb deverá fazê-lo através do e-mail emdurb@emdurb.com.br. Vale informar que não se trata de poda artesanal, mas sim, supressão de galhos que por ventura estejam atrapalhando sinalizações de trânsito ou outras situações, como, por exemplo, atrapalhando passagens de pedestres nas calçadas.
Outra situação são os galhos que caem devido às fortes chuvas com ventos. Neste caso, a Emdurb também está autorizada a realizar o recolhimento dos resíduos. Para o recolhimento de galhos caídos provenientes de vendavais, uma vez que a ação deverá ser mais emergencial, principalmente se os mesmos estiverem obstruindo a passagem de veículos nas vias, o pedido de recolhimento poderá ser feito por telefone 3233-9002, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Fora deste horário, o pedido deverá ser feito para o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 (período noturno e final de semana).
Nesta segunda-feira, 07/02, no período da manhã, a equipe realizou serviços de poda nas árvores da Alameda Octávio Pinheiro Brizola (trevo da USP), Vila Universitária e também no cruzamento das ruas Tomé de Souza com Padre Anchieta, no Jd. Bela Vista, onde os galhos estavam encobrindo as placas de sinalização de trânsito. No período da tarde, a equipe se dirigiu para a Emei Leila Aidar, na Vila Seabra. Nesta terça-feira, a equipe está trabalhando na Rua Antonio Cintra Júnior, quarteirão 05, Jd. Cruzeiro do Sul. Todos os resíduos (galhos verdes, secos e folhas) provenientes dos serviços de podas de árvores e recolhimento de galhos são destinados para o aterro sanitário de Bauru, em local apropriado.
            A Emdurb também é responsável pela limpeza pública no município. A Divisão de Limpeza Pública possui equipes direcionadas para cada segmento do setor. A limpeza da cidade é realizada através de várias frentes, sendo: Coleta de Lixo Domiciliar, Coleta de Lixo Hospitalar proveniente do serviço de saúde do município, Serviço de Capinação, Serviço de Varrição e Serviço de Poda de Árvores.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU E EMDURB