sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Semáforo no cruzamento da avenida Duque de Caxias com rua Galvão de Castro entra em operação no próximo domingo, 27/02


Entrará em operação no próximo domingo, 27/02, o semáforo do cruzamento da avenida Duque de Caxias com rua Galvão de Castro. O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso. Nos finais de semana do mês de fevereiro, técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb trabalharam na preparação do local para receber o equipamento. Foi realizado o serviço de instalação elétrica, bem como implantação de nova sinalização viária.
Com a implantação do semáforo no referido cruzamento, algumas mudanças acontecerão no local, sendo: Proibição de conversão à esquerda para a rua Galvão de Castro, ou seja, quem estiver trafegando pela Duque de Caxias, sentido centro-bairro, não poderá mais fazer a conversão à esquerda na rua Galvão de Castro. Os motoristas deverão fazer a alça de acesso pela rua Pernanbuco/rua Aviador Gomes Ribeiro e adentrar na rua Galvão de Castro, transpondo a avenida Duque de Caxias pelo semáforo.
Desde outubro de 2010, a Emdurb vem obedecendo uma programação de implantação de 01 (um) semáforo por mês. Com a implantação do equipamento no referido cruzamento, a cidade passará a contar com 143 cruzamentos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um.
Sete cruzamentos estão previstos para 2011, sendo que um já foi implantado em janeiro (rua Araújo Leite com Amadeu Sangiovani). Os locais determinados para a implantação dos equipamentos são analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguem as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos são minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.

Programação para 2011:
-Rua Araújo Leite X Rua Amadeu Sangiovani, implantado em 23/01;
-Avenida Duque de Caxias X Rua Galvão de Castro, início de operação em 27/02;
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Rio Branco (previsto para março);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador José Barros Silva (previsto para abril);
-Avenida Nossa Senhora de Fátima X Rua Aviador Antonio Gomes Meireles (previsto para maio);
-Alameda Octavio Pinheiro Brisolla X Rua Joaquim da Silva Martha (previsto para junho);
-Alameda Octavio Pinheiro Brisolla X Rua Capitão Gomes Duarte (previsto para julho).

Assessoria de Comunicação – Emdurb
25/02/2011

Transporte coletivo terá 50 ônibus novos este ano


O transporte coletivo urbano de Bauru receberá neste ano 50 ônibus novos, dentro do programa de renovação periódica da frota das três empresas concessionárias do serviço. Já encomendados às montadoras, os novos veículos estão programados para entrega desde o final de março até meados de agosto, sendo 30 da empresa Grande Bauru, 15 da Cidade Sem Limites e 05 da Baurutrans.
Todos os novos ônibus estarão equipados com plataformas elevatórias de cadeiras de rodas, elevando dos 81% atuais para 96% o índice de acessibilidade da frota para pessoas com deficiência física severa (cadeirantes). Os carros apresentam ainda nicho interno para fixação de cadeira de rodas, com opção de assento dobrável e também banco para obesos, conforme previsto pelas normas que regulamentam o setor. Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são destacados pela cor da pintura, além de adesivos de orientação.
Com a incorporação dos novos ônibus, a idade média das frotas das empresas se situará em 2,43 anos para a Grande Bauru, 2,89 anos para a Cidade Sem Limites e em 2,78 anos para a Baurutrans. Atendendo às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes, parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e carroceria com vedação que proporciona maior conforto acústico interior.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
25/02/2011

EMDURB informa sobre operação de radar estático


A EMDURB informa os locais onde o radar estático estará operando no período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011.

28/02 - rua Campos Salles;
01/03 - avenida Pinheiro Machado;
02/03 - avenida Elias Miguel Maluf;
03/03 - avenida Nações Unidas;
04/03 – avenida Cruzeiro do Sul

Assessoria de Comunicação – EMDURB
25/02/2011

Implantação de mão única_rua Domiciano Silva


Dando continuidade às ações de melhorias no trânsito de Bauru, a Emdurb informa que implantará mão única na rua Domiciano Silva, do quarteirão 11 ao 02, sentido decrescente da via, ou seja, da travessa Américo Blóis para a rua Célio Daibém, a partir de sexta-feira, 25/02.
Nos primeiros dias da implantação, a Diretoria de Sistema Viário disponibilizará barreiras com placas indicativas nas esquinas, reforçando a sinalização. A Emdurb pede atenção aos motoristas para que estejam atentos à nova sinalização.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
23/02/2011

Loja da Transurb estará aberta no próximo sábado, 26/02


Dando sequência aos trabalhos de implantação da nova bilhetagem eletrônica do sistema de transporte coletivo de Bauru, a Loja da Transurb, excepcionalmente estará aberta neste sábado 26 de fevereiro, no período das 8h30 às 13h30. Mais avançada tecnologicamente, a nova bilhetagem permite que o transporte coletivo agilize os embarques, entre outras melhorias.
A implementação do novo sistema exige a conversão dos cartões eletrônicos dos usuários, o que ocorre assim que passam pelos novos validadores das catracas, preservando os dados e os créditos de cada um. Se a conversão não for completada no ônibus, o usuário deve procurar um dos pontos de vendas da Transurb. Para facilitar ainda mais o atendimento, neste último sábado do mês haverá o funcionamento excepcional da Loja da Transurb, à Rua Ezequiel Ramos, 6-77 no Centro.

Assessoria de Imprensa – Transurb
25/02/2011