segunda-feira, 19 de julho de 2010

EMDURB está há 4 meses sem ocorrência de acidente de trabalho




EMDURB está há 4 meses sem ocorrência de acidente de trabalho


A EMDURB é uma empresa pública de caráter privado, responsável pela administração, gerenciamento e desenvolvimento de diversas atividades decisivas na qualidade de vida dos cidadãos, tem a responsabilidade de gerir e organizar a eficiência do Transporte Público, o Trânsito e a Limpeza Pública. Para tanto, a empresa municipal conta com um quadro de colaboradores que atuam em vários segmentos buscando sempre a melhoria nos serviços prestados à população. A maioria dos colaboradores tem como ambiente de trabalho as vias públicas, pois as atividades da Diretoria de Limpeza Pública e da Diretoria de Sistemas Viários e Transportes requerem serviços externos, onde, de certa forma, estão mais expostos aos riscos de acidentes.

Desde o final de 2009, a EMDURB, através do Setor de Engenharia, Medicina e Segurança do Trabalho, tem desenvolvido campanhas internas junto aos seus colaboradores sobre a importância da não ocorrência de acidentes de trabalho e conscientização do uso correto dos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual. Várias ações foram realizadas, dentre elas a ginástica laboral que contribuiu para a não ocorrência de torções nos joelhos e tornozelos dos coletores ao realizarem o serviço de coleta de lixo na hora de subir e descer do estribo dos caminhões. O uniforme dos funcionários que trabalham nas ruas também foi modificado, foi acrescentada uma faixa refletiva que dá maior visibilidade aos motoristas, diminuindo assim os atropelamentos. Uma campanha de conscientização junto à população foi realizada para orientação sobre a maneira correta de acondicionar o lixo pérfuro-cortante, e desde então nenhum coletor se acidentou com ferimento desta natureza.

Nesta segunda-feira, 19/07, a EMDURB está completando 121 dias sem acidentes de trabalho, resultado inédito na história da empresa desde quando teve a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) formada, em 1996. Esse recorde deve-se a boa conduta da direção da empresa em entender a importância dos seus colaboradores e trabalhar para o bem estar e satisfação dos mesmos. À população também deve-se este recorde, pois tem colaborado no sentido de respeitar as atividades dos funcionários que estão dia a dia nas ruas, principalmente os funcionários da limpeza pública.

Assessoria de Comunicação – EMDURB

19/07/2009