quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Avenida Comendador José da Silva Martha receberá ciclofaixa


A Emdurb dará início nesta quinta-feira, 15/09, aos trabalhos de preparação do sistema viário da Avenida Comendador José da Silva Martha para receber a ciclofaixa, que ligará a Praça Portugal ao Recinto Mello Moraes, visando a redução do transporte motorizado, incentivando o uso da bicicleta.
A ciclofaixa a ser implantada na avenida seguirá o mesmo modelo da existente na Avenida Moussa Tobias, ciclofaixa de trabalho, sem restrição de horário, tendo um percurso de aproximadamente 4km. A ciclofaixa será entregue à população no dia 22 de setembro, data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Carro” e também será uma atividade da “Semana Nacional de Trânsito”, que terá início nesta sexta-feira, 16, e se estenderá até o dia 30 de setembro.
Para a realização dos serviços de preparação da avenida Comendador José da Silva Martha, a Emdurb proibirá, gradativamente, o estacionamento, lado par e ímpar, nos quarteirões 01 e 02 da Praça Portugal e também do quarteirão 01 ao 36 da Avenida Comendador José da Silva Martha.
A implantação de ciclofaixas e ciclovias é uma iniciativa da atual gestão, que deseja oferecer à população espaços adequados para o uso da bicicleta com segurança. Um dos apontamentos do Plano de Mobilidade do Município de Bauru contempla a melhoria e ampliação destes espaços como forma de atrair pessoas que são adeptas ao uso do transporte por bicicleta.
Diante disso, face à atual política pública municipal, a prefeitura de Bauru, incentivada pelo prefeito Rodrigo Agostinho, determinou à Emdurb, gestora do sistema viário da cidade, a realização de estudos para a viabilidade de implantação destes espaços, visando oferecer à população uma alternativa a mais de transporte e também a prática de exercícios físicos.
Em 2009, foram inauguradas as ciclofaixas de lazer da Avenida Getúlio Vargas e da Avenida Marcos de Paula Rafael, sendo permitida a sua utilização aos domingos e feriados, das 8 às 12h. Nos demais horários há a permissão de estacionamento de veículos nos locais. A ciclofaixa de lazer da Avenida Getúlio Vargas tem 5.000m de extensão e a da Avenida Marcos de Paula Rafael, 1.300m.
Em 22 de setembro de 2010, “Dia Mundial Sem Carro”, foi entregue a Ciclofaixa de trabalho da Avenida Moussa Tobias, com 1.100m. A cidade conta ainda com a ciclovia da Avenida Edmundo Coube, com 1.100m e também com a ciclovia que liga o Distrito Industrial ao Núcleo Octávio Rasi, com 1.600m.
Com a entrega da ciclofaixa da Avenida Comendador Martha, Bauru contará com 14.100m de espaço destinado para bicicleta contra os 2.700m existentes até o início da atual gestão, com as ciclovias da Avenida Edmundo Coube e a do Distrito Industrial/Núcleo Octávio Rasi.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
14/09/2011

EMDURB e Crescione Marketing/Consultoria convidam para Passeio Ciclístico a ser realizado no dia 25/09 (domingo)


A EMDURB informa que realizará no dia 25/09 (domingo), às 9h30, com saída da Praça Portugal, o Passeio Ciclístico de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, em conjunto com o Passeio Ciclístico da Primavera promovido pela “Crescione Marketing e Consultoria”.
            O Passeio Ciclístico da Semana Nacional de Trânsito e da Primavera acontecem há 14 e 12 anos, respectivamente, e tem como objetivo levar entretenimento à população e arrecadar alimentos que posteriormente serão doados a entidades beneficentes de Bauru. Porém, desde 2009, em parceria com a Emdurb, o passeio Ciclístico da Primavera acontece no encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Desta forma, uniu-se o intuito de cumprir um papel social ao de levar informação sobre regras de trânsito, prevenções e mais consciência para pedestres, ciclistas e motoristas.
            Para participar, os interessados poderão fazer a inscrição doando 01 (um) kg de alimento não perecível (menos sal). Os alimentos arrecadados serão entregues para Instituições de Caridade. Os primeiros quinhentos participantes ganharão uma garrafinha de água (squeeze) fornecida pela AD Corretora de Seguros, uma das parceiras da Semana Nacional de Trânsito. A CART–Concessionária Auto Raposo Tavares disponibilizará uma viatura de Resgate (ambulância) para acompanhar o evento. No final do passeio haverá sorteio de bicicletas, cursos de informática, mensalidades de musculação, rodízios de peixes e frutos do mar, garrafinhas, entre outros.
O Passeio percorrerá uma distância de 7 km e terá seu início na Praça Portugal passando pela rua Rio Branco, avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Getúlio Vargas, voltando para a Praça Portugal.
Inscrições:
            As inscrições poderem ser realizadas nos seguintes locais:
-Academia Saúde e Cia: Rua Caetano Sampieri, 4-80 - V. Universitária - Fone: 3234.3534
-Bike e Cia: Rua Boa Esperança, 8-08 - V. Seabra - Fone: 3232.1099
-Microcamp: Avenida Rodrigues Alves, 5-50 - Centro - Fone: 2108.9792
-Mais informações: (14) 3232.1099 – Bike e Cia.
As empresas e órgãos que apoiam o Passeio Ciclístico são: Academia Saúde e Cia, Emdurb, Prefeitura Municipal de Bauru, Microcamp, Jornal da Cidade, Cart, Transurb, Vip Motos e Veículos, Fried Fish, Renault, GF – Som, Graphpress, Jr. Comunicação Visual, Dae, Policia Militar de Bauru, Ciretran, AD Corretora de Seguros.
A realização da Semana Nacional de Trânsito em Bauru é da Emdurb, Polícia Militar, 5ª Ciretran, Transurb, Cart – Concessionária Auto Raposo Tavares, Sest/Senat, Brambilla, AD Corretora de Seguros, Crescione Marketing e Consultoria, Microcamp, Unesp, Seplan, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Disbauto, Semma, Baterias Cral e Senac.

Assessoria de Comunicação - Emdurb
14/09/2011