terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transporte coletivo 100% acessível



O transporte coletivo urbano de Bauru acaba de se tornar 100% acessível a pessoas com deficiência de mobilidade, antecipando-se ao prazo definido para 2014 por lei federal. Todos os 236 ônibus das concessionárias Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites já dispõem de equipamento elevatório de cadeira de rodas, completando plano de acessibilidade implementado a partir de 2006, como parte do programa de renovação periódica da frota.
Neste ano, a empresa Cidade Sem Limites incorporou 15 ônibus novos à sua frota, que passa a ter idade média de 2,89 anos. A Baurutrans efetivou troca de 5 ônibus, registrando idade média de 2,78 anos. A Grande Bauru completa neste mês a renovação de 30 veículos; 22 já circulam e os 8 restantes serão entregues nos próximos dias pelas montadoras, levando a média de idade a 2,03 anos. Todos os veículos novos possuem dispositivo de acessibilidade, assim como 20 ônibus semi-novos (carroceria longa, com corredor de 12 metros) incorporados também em 2011 à frota da Grande Bauru.
Além das plataformas elevatórias e nichos internos para fixação de cadeiras de rodas, os novos ônibus apresentam também opção de assento dobrável, e banco para obesos, conforme previsto pelas normas que regulamentam o setor. Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são sinalizados com adesivos de orientação.
Os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes (conforme determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama), são parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e têm carroceria com vedação para maior conforto acústico interior.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
19/09/2011