quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Avenida Comendador José da Silva Martha receberá ciclofaixa


A Emdurb dará início nesta quinta-feira, 15/09, aos trabalhos de preparação do sistema viário da Avenida Comendador José da Silva Martha para receber a ciclofaixa, que ligará a Praça Portugal ao Recinto Mello Moraes, visando a redução do transporte motorizado, incentivando o uso da bicicleta.
A ciclofaixa a ser implantada na avenida seguirá o mesmo modelo da existente na Avenida Moussa Tobias, ciclofaixa de trabalho, sem restrição de horário, tendo um percurso de aproximadamente 4km. A ciclofaixa será entregue à população no dia 22 de setembro, data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Carro” e também será uma atividade da “Semana Nacional de Trânsito”, que terá início nesta sexta-feira, 16, e se estenderá até o dia 30 de setembro.
Para a realização dos serviços de preparação da avenida Comendador José da Silva Martha, a Emdurb proibirá, gradativamente, o estacionamento, lado par e ímpar, nos quarteirões 01 e 02 da Praça Portugal e também do quarteirão 01 ao 36 da Avenida Comendador José da Silva Martha.
A implantação de ciclofaixas e ciclovias é uma iniciativa da atual gestão, que deseja oferecer à população espaços adequados para o uso da bicicleta com segurança. Um dos apontamentos do Plano de Mobilidade do Município de Bauru contempla a melhoria e ampliação destes espaços como forma de atrair pessoas que são adeptas ao uso do transporte por bicicleta.
Diante disso, face à atual política pública municipal, a prefeitura de Bauru, incentivada pelo prefeito Rodrigo Agostinho, determinou à Emdurb, gestora do sistema viário da cidade, a realização de estudos para a viabilidade de implantação destes espaços, visando oferecer à população uma alternativa a mais de transporte e também a prática de exercícios físicos.
Em 2009, foram inauguradas as ciclofaixas de lazer da Avenida Getúlio Vargas e da Avenida Marcos de Paula Rafael, sendo permitida a sua utilização aos domingos e feriados, das 8 às 12h. Nos demais horários há a permissão de estacionamento de veículos nos locais. A ciclofaixa de lazer da Avenida Getúlio Vargas tem 5.000m de extensão e a da Avenida Marcos de Paula Rafael, 1.300m.
Em 22 de setembro de 2010, “Dia Mundial Sem Carro”, foi entregue a Ciclofaixa de trabalho da Avenida Moussa Tobias, com 1.100m. A cidade conta ainda com a ciclovia da Avenida Edmundo Coube, com 1.100m e também com a ciclovia que liga o Distrito Industrial ao Núcleo Octávio Rasi, com 1.600m.
Com a entrega da ciclofaixa da Avenida Comendador Martha, Bauru contará com 14.100m de espaço destinado para bicicleta contra os 2.700m existentes até o início da atual gestão, com as ciclovias da Avenida Edmundo Coube e a do Distrito Industrial/Núcleo Octávio Rasi.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
14/09/2011