quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plano de Mobilidade é aberto oficialmente em solenidade realizada na OAB - Bauru


Em solenidade realizada nesta terça-feira, 30/08, na sede da OAB – Bauru, a Prefeitura Municipal de Bauru, a SEPLAN e a Emdurb, realizaram a abertura oficial das Reuniões de Sensibilização e Divulgação das Pesquisas do PLANMOB – Plano Municipal de Transporte e Mobilidade.
Estiveram presentes à abertura, membros do Núcleo Gestor do Planmob, colaboradores administração municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, representantes da Câmara Municipal, representantes de associação de bairros, entidades civis e militares, empresários e secretarias municipais.
O prefeito Rodrigo Agostinho foi representado pelo Secretário de Planejamento, Rodrigo Riad Said. Representando a Câmara Municipal esteve presente o vereador Natalino Davi da Silva, representando a Polícia Militar esteve presente o Ten Cel PM Nelson Garcia Filho, representando a Polícia Civil esteve presente o delegado da 5ª Ciretran Dr. Dernival Mauro Inforzato e representando o Núcleo Gestor no Planmob esteve presente o Prof Dr. Obed Borges Faria. Todos fizeram uso da palavra e discursaram sobre a importância da realização do Plano de Mobilidade para a cidade de Bauru.
Para iniciar, o Setor de Educação da Emdurb, através dos educadores Anaua Moreira e Laurindo Bortolomai, apresentaram uma peça de teatro intitulada “E agora Maria”?, que relata sobre a importância do uso do cinto de segurança. O presidente da Emdurb apresentou aos presentes o que é o Plano de Mobilidade e como a Emdurb vai atuar na realização das PESQUISAS que passa a ser o próximo passo e de suma importância para a concretização no Plano de Mobilidade.

Sobre as Pesquisas:
As pesquisas formarão o Diagnóstico do Município com o resultado final previsto para ser apresentado na 1ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade que irá ocorrer nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011. Nesta Conferência será apresentado o Diagnóstico do Município e deverão ser definidas com maior clareza as Políticas Públicas para o tema. As pesquisas serão feitas de forma on line para os Setores de Planejamento Urbano (SPU) e de forma manual (formulário impresso porta-a-porta) para os Setores de Planejamento Rural (SPR).
É de extrema importância que a população participe e responda as pesquisas, pois através do resultado, o núcleo gestor terá condições de elaborar diretrizes para a efetivação de ações que venham a colaborar no planejamento da mobilidade da cidade de Bauru. Serão quatro pesquisas, sendo:
Pesquisa de Opinião sobre a Qualidade nos Deslocamentos no Município de Bauru;
Pesquisa Origem e Destino – Estudantes do Ensino Técnico e Superior de Bauru;
Pesquisa Origem e Destino da População de Bauru – Domiciliar;
Pesquisa da Pessoa com Deficiência.
Para responder as pesquisas basta acessar o site: www.emdurb.com.br/mobilidade.

Reuniões de Sensibilização escolha de Delegados nos setores de Planejamento:

As reuniões de sensibilização e escolha dos delegados ocorrerão nos 12 Setores de Planejamento Urbano – SPU e nos 09 Setores de Planejamento Rural – SPR. O número proposto total de Delegados deverá ser de 150, divididos em 90 Delegados da comunidade, 30 do Poder Público e 30 das Instituições de Ensino e Pesquisa, Entidades de Classe, representantes dos Trabalhadores e Empresarial. A representação da população respeitará os critérios elaborados no Plano Diretor Participativo, ou seja, o número de vagas será proporcional à população residente nos Setores de Planejamento, disponível em http://antigo.bauru.sp.gov.br/planodiretor/.
Os delegados eleitos nessas reuniões deverão participar nas Audiências Temáticas que ocorrerão no mês de novembro, com o objetivo de discutir os temas relacionados ao PLANMOB e da 1ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade.
Período: De 01 de setembro a 28 de outubro/2011 (Reuniões de Sensibilização e Leitura Comunitária)
Três primeiras reuniões:
-Dia 01/09, quinta-feira, às 9h, SPU 1 Centro - CDL - Câmara dos Diretores Logistas (rua Bandeirantes, 4, 07), - Setor de Planejamento Urbano. Principais bairros: região central.
-Dia 06/09, terça-feira, às 19h, ASSENAG (rua Dr. Fuas de Mattos Sabino, 1-15, SPU – 2 – Córrego Água da Ressaca. Principais bairros: Jd. Paulista, Samambaia, Tívoli, Villágio, Aeroporto, Europa, Paineiras, Pq das Nações, Altos da Cidade.
-Dia 08/09, quinta-feira, às 19h, Centro Rural de Tibiriçá, SPR - Setor de Planejamento Rural. Principal bairro: Distrito de Tibiriçá.
As demais reuniões: http://www.emdurb.com.br/site2010/mobilidade/calendario_reunioes

-Audiências Temáticas:
De 07 a 18 de novembro/2011, abordando os temas:
Aspectos sócio-econômicos no Município do Transporte e da Mobilidade, e Educação e mudança de cultura;
O Sistema de Transporte Coletivo;
Sustentabilidade, circulação e o impacto ambiental dos meios de transporte.
Infraestrutura viária, e Acessibilidade.

Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade:
Dias 8 e 9 de dezembro/2011

Informações:
(14) 3233-9003 ou 3233-9015
www.emdurb.com.br/mobilidade
e-mail: mobilidade@emdurb.com.br

Assessoria de Comunicação - Emdurb
31/08/2011