Ciclofaixa da Avenida Moussa Tobias integra o Plano Diretor Cicloviário.
Realizado na manhã desta quarta-feira, 22/09, o ato simbólico de entrega da ciclofaixa da Avenida Moussa Tobias. A ciclofaixa, conhecida como ciclofaixa de trabalho, foi implantada pela Emdurb e tem por objetivo garantir segurança aos ciclistas trabalhadores que se utilizam da bicicleta como meio de locomoção ao trabalho. Esta ciclofaixa faz parte do Plano Diretor Cicloviário da cidade.
A entrega da ciclofaixa foi feita pelo presidente da Emdurb, Nico Mondelli, acompanhado do Chefe de Gabinete da prefeitura, Paulo Ferrari, o secretário municipal de Agricultura, Zito Garcia, o assessor do vereador Fernando Mantovani - Ricardo Barreira, técnicos da Emdurb e da Secretaria do Bem Estar Social. O prefeito Rodrigo Agostinho não esteve presente por motivo de viagem.
A entrega da ciclofaixa da Avenida Moussa Tobias fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e a atividade também marcou o "Dia Mundial sem Carro", que é realizado no dia 22 de setembro. O "Dia Mundial sem Carro" é um movimento mundial que começou no ano de 1997 na França e foi trazido para o Brasil em 2001, pelo Instituto de Mobilidade Sustentável - Rua Viva.
A ciclofaixa da Avenida Moussa Tobias tem extensão de aproximadamente mil metros em cada sentido da via, entre o Parque São Geraldo e a Avenida Nações Unidas, altura da Avenida Nações Norte. Esta ciclofaixa, conforme explica o presidente da Emdurb, será interligada com a Avenida Nações Norte que também contará com o projeto, e numa outra etapa às avenidas Nuno de Assis e Nações Unidas.
Também com a finalidade de garantir segurança aos trabalhadores que se utilizam da bicicleta como meio de locomoção, Bauru já conta com a ciclovia que liga o Núcleo Octávio Rasi e o Distrito Industrial, e a ciclofaixa da Avenida Luiz Edmundo Coube, entre o Geisel e a Unesp.
A idéia é propor mais uma ciclovia na Rodovia Bauru - Iacanga, que seria interligada a essa da Avenida Moussa Tobias. Bauru também conta com ciclofaixas de lazer como nos casos das implantadas na Avenida Getúlio Vargas e no Núcleo Mary Dota, locais onde também funcionam o projeto Recreiovia.
Além de receber a ciclofaixa, a Avenida Moussa Tobias passou por processo de limpeza dos canteiros centrais, nova pintura e implantação de radar reforçando a sinalização do local, uma vez que a via recebe um fluxo intenso de veículos não só em razão dos bairros populosos das imediações, mas também por tratar-se de um acesso da Rodovia Marechal Rondon. O intuito foi tornar a via uma avenida segura.
Próximo às alças de acesso da Rondon, a Emdurb fez uma intervenção viária com o fechamento de canteiro central porque no local havia um conflito de trânsito provocando um problema de transposição.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU