quarta-feira, 1 de junho de 2011

Transporte Coletivo renova frota

O transporte coletivo urbano de Bauru recebe nesta semana vinte novos ônibus, dentro do programa de renovação periódica da frota da concessionária Grande Bauru, que ainda substituirá outros dez ônibus por veículos zero quilômetro no mês de julho, perfazendo renovação de trinta carros este ano. Também em julho, a empresa Baurutrans fará troca de cinco ônibus por novos.
A concessionária Cidade Sem Limites fará sua renovação no final de junho, colocando quinze novos ônibus em circulação. Com a substituição – total de cinquenta ônibus – a idade média das frotas das empresas se situará em 2,43 anos para a Grande Bauru, 2,89 anos para a Cidade Sem Limites e em 2,78 anos para a Baurutrans.
Os veículos novos são equipados com plataformas elevatória de cadeiras de rodas, ampliando para 96% o índice de acessibilidade da frota para pessoas com deficiência física severa (cadeirantes). Os ônibus apresentam ainda nicho interno para fixação de cadeira de rodas, com opção de assento dobrável; e  também banco para obesos, conforme previsto pelas normas que regulamentam o setor. Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são destacados pela cor da pintura, além de adesivos de orientação.
Os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes (conforme determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama), são parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e têm carroceria com vedação para maior conforto acústico interior. A liberação dos novos veículos nas linhas se dá gradualmente, após emplacamento e instalação de equipamento de bilhetagem eletrônica.

Assessoria de Imprensa – Transurb
25/05/2011