quarta-feira, 22 de junho de 2011

Semáforos do cruzamento da rua Antonio Alves com João Abo Arrage entrará em operação


Entrará em operação no próximo domingo, 26/06, o semáforo do cruzamento da rua Antonio Alves com João Abo Arrage. Nos dois últimos finais de semana, técnicos da Diretoria de Sistema Viário e Transportes da Emdurb trabalharam na preparação do local para receber o equipamento. Foi realizado o serviço de implantação dos suportes, instalação elétrica, bem como implantação de nova sinalização viária.
Este semáforo também contará com o dispositivo que proporcionará maior autonomia às pessoas daltônicas. São simples faixas refletoras colocadas próximas à luz amarela do equipamento. Isso faz com que os daltônicos percebam a maior incidência do vermelho ou então do verde, garantindo, assim, sua travessia com segurança nos cruzamentos. O semáforo do cruzamento da avenida Nossa Senhora de Fátima com a rua Aviador Antonio Gomes Meireles já possui o dispositivo. Os semáforos já instalados anteriormente também receberão o dispositivo gradativamente, de acordo com a disponibilidade de implantação da equipe semafórica.
Bauru possui hoje 147 pontos semaforizados, que são controlados diariamente por um técnico da empresa municipal, que checa, in loco, o funcionamento de cada um. Os locais determinados para a implantação dos equipamentos são analisados por engenheiros do setor de planejamento viário da Emdurb que seguem as normas técnicas do manual de semáforos do Denatran. Todos os cruzamentos são minuciosamente estudados e daí, elaborados o projeto de implantação. O Manual de Semáforos do Denatran estabelece critérios que justificam a implantação de um semáforo em cruzamento. Dentre os critérios destacam-se: Volumes Veiculares Mínimos, Interrupção de Tráfego Contínuo e Ocorrência de Acidentes.
Quanto ao critério “Volumes Veiculares Mínimos” a pesquisa de contagem de veículos é feita por funcionários da Emdurb, num período de doze horas, sendo, geralmente, das 7 às 19h. Daí é selecionada as oito horas de maior fluxo e efetuada a média dessas oito horas, onde na via principal o resultado tem que ser maior de (600) seiscentos veículos por hora, e na via secundária o resultado tem que ser maior de (200) duzentos veículos por hora, quando as duas vias possuírem 2 faixas de rolamento ou mais, por exemplo. Se o cruzamento apresentar resultado igual ou superior ao volume indicado, cabe a implantação de semáforo.
O semáforo tem por objetivo disciplinar o trânsito de veículos, dando condições aos motoristas de transpor um cruzamento com segurança em vias onde o fluxo de veículos é intenso.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
22/06/2011