sexta-feira, 4 de março de 2011

Gerência de Resíduos Sólidos e Ambiental participa do projeto “Olhar Verde”


No próximo dia 09/03, quarta-feira, às 14h, será realizada oficialmente a abertura do Programa Olhar Verde. O prefeito Rodrigo Agostinho ministrará, dentro da programação do Projeto, palestra sobre o Programa Município Verde. Fazem parte do Projeto as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, o Departamento de Água e Esgoto, EMDURB, KLM2T Comunicação, CBC Consultoria e Planejamento Ambiental e Ciesp.
            Esta é a primeira palestra da programação de Conferências e Oficinas que abordam diversos temas da questão ambiental e sua relação com a cidadania. O Programa Município Verde é uma iniciativa do Governo do Estado para certificar cidades paulistas que cumprem determinadas diretrizes de preservação ambiental. Rodrigo Agostinho irá mostrar o que Bauru tem realizado para se enquadrar no Programa.
            O Projeto Olhar Verde, criado em 2008, busca disseminar informações sobre os diversos problemas ambientais comuns às cidades, orientando e sensibilizando professores e alunos para minimizar o impacto humano e preservar o meio ambiente, além de orientar a comunidade para uma etiqueta ambiental, sugerindo mudanças de pontos de vistas e atitudes fundamentais para a preservação do meio ambiente em geral. O Projeto visa também a formação de multiplicadores ambientais, capacitando os professores para que possam aplicar em sala de aula as questões ambientais.
            Conforme solicitação do presidente da Emdurb, Nico Mondelli, desde o ano de 2010, a equipe da Gerência de Resíduos Sólidos e Ambiental tem colocado em prática diversos projetos ambientais, e participado ativamente de grupos de discussão e comissões relacionados ao tema.
            Em 2011, a equipe está iniciando trabalhos de apoio ao projeto “Olhar Verde – hábitos para uma vida sustentável”, onde a EMDURB entrará com participação em todas as ações realizadas pelo grupo de trabalho do projeto levando suas experiências profissionais com a presença de seus colaboradores em mesas redondas e palestras.
            A Gerente de Resíduos Sólidos e Ambiental, Flávia Souza, junto com a encarregada do Setor de Planejamento e Monitoramento Ambiental, Solange Gabriel, fazem parte da comissão que está preparando as conferências e oficinas para o ano de 2011.
            Em junho, haverá um ciclo de palestras onde gerentes da Diretoria de Limpeza Pública da Emdurb comporão mesas redondas como convidados. A gerente de Resíduos Sólidos e Ambiental comporá a mesa redonda da palestra “Saúde e Meio Ambiente” que será proferida pelo Dr. Mario Ramos. Já o gerente de Necrópoles e Funerária, Paulo Jorge André comporá a mesa redonda da palestra “Poluição relacionada aos Cemitérios”.
Sobre o projeto “Olhar Verde”:
O “Olhar Verde” foi criado para estimular novos hábitos de vida em Bauru. Educadores, poder público, iniciativa privada e todos os cidadãos bauruenses estão convidados a participar e multiplicar esse “novo olhar”!
Conferências:
09/03 – Bauru: Município Verde
13/04 – Os “Rs” na Educação Ambiental
11/05 – Instituições Ambientais e sua atuação
08/06 – Saúde Pública e Ambiental
13/07 – Poluição (foco cemitérios)
10/08 – Energia e Mudanças Climáticas
31/08 – Permacultura
14/09 – Plantas Medicinais
19/10 – Paisagismo Urbano
Local: CIESP Bauru - Av. Joaquim M. Figueiredo nº 7-8 - Dist. Industrial I
Horário: das 14h às 17h (credenciamento a partir das 13h30)
Vagas: 100
Oficinas:
22/03 - Mini Fontes
19/04 - Recicloteca: Reaproveitamento de papeis
17/05 - Controle de Emissão de GEE (gás de efeito estufa)
21/06 - Oficina do Saber
19/07 - Mini Jardins
16/08 - Minhocário Doméstico
20/09 - Recicloteca: Mandalas
18/10 - Jardins Verticais
Local: SESI Bauru - Rua Rubens Arruda, 8-50 - Altos da Cidade
Horário: das 8h às 11h (credenciamento a partir das 7h30)
Vagas: 25
Maiores informações pelo site www.olharverde.com.br
Mais informações:
1 - A Conferência Permacultura, do dia 31/08 será realizada no Sítio Casa do Jatobá em Arealva. Estão disponíveis apenas 30 vagas. Transporte não incluso.
2 - Inscrições abertas a partir de 07/02/2011 para a Primeira Oficina e a Primeira Conferência. As inscrições para as demais atividades serão abertas no dia seguinte à realização do evento anterior.
3 - As datas e locais dos Roteiros Ambientais ainda não foram definidos. Estas informações serão divulgadas em nosso site www.olharverde.com.br logo após a sua definição.

Assessoria de Comunicação – Emdurb
04/03/2011