quarta-feira, 16 de junho de 2010

EMDURB apresentará projeto de “Ecolixeira” durante participação na Feira Integrada do Meio Ambiente de Bauru de 17 a 19 de junho.





EMDURB apresentará projeto de “Ecolixeira” durante participação na Feira Integrada do Meio Ambiente de Bauru

A EMDURB, gestora da Limpeza Pública na cidade, participará da primeira Feira Integrada do Meio Ambiente de Bauru, que acontecerá no período de 17 a 19 de junho de 2010, na Universidade do Sagrado Coração. Preocupada com a preservação do meio ambiente, a empresa municipal não tem só o papel de gerir a limpeza da cidade no que se refere a coleta de lixo. Ações voltadas para a questão ambiental são desenvolvidas pela Diretoria de Limpeza Pública, através da gerência de resíduos e ambiental.

Preocupada com a sustentabilidade da vida na terra, a EMDURB desenvolveu um projeto, com recursos próprios, para diminuir o impacto ambiental do lixo urbano. Trata-se de um recipiente feito de lata de tinta e que foi denominado “Ecolixeira”, pois utiliza-se material inservível da Diretoria de Sistemas Viários.

A EMDURB, também gestora do sistema viário da cidade, utiliza diariamente oito latas de tintas para realização de serviços de sinalização de trânsito. As latas, com capacidade de 20 litros, depois de vazias, é um produto de difícil reciclagem e armazenamento. Com base no conceito dos três Rs, Reciclar, Reutilizar e Reduzir, as latas passarão a ser reaproveitadas para o acondicionamento do lixo.

As Ecolixeiras serão produzidas pelos funcionários da Gerência de Planejamento Viário, onde receberão uma pintura com tinta azul e aplique do logotipo da EMDURB e do nome “Ecolixeira”. A instalação será feita em conjunto com a Diretoria de Limpeza Pública e os locais serão determinados de acordo com a necessidade de implantação de lixeiras, como praças, corredores comerciais, avenidas, ruas e próximo aos pontos de ônibus. Em caráter experimental, a EMDURB instalou algumas unidades ao redor do Terminal Rodoviário para avaliação e aceitação dos munícipes.

Com o projeto das “Ecolixeiras”, a EMDURB espera atingir bons resultados e iniciar um processo de conscientização junto à comunidade Bauruense, no que diz respeito a melhoria da limpeza das vias públicas. Os coletores de lixo feitos de latas geram economias e ganhos ambientais. Economia porque sua produção é de baixo custo com base no reaproveitamento de materiais, e ganhos ambientais com a conscientização dos cidadãos, que com pequenas mudanças de atitudes podem colaborar com a preservação do planeta.

Assessoria de Comunicação – EMDURB

16/06/2010